Thursday, April 27, 2006

Ele morreu, faz tempo!

Esse é um dos textos que eu devo usar no meu tcc, escrito por mim, ainda não adequado ao formato acadêmico, mas quem iria ler se já estivesse no Chato Mode On?




Novembro de 1992, as vendas do Superman em baixa recorde, como se ele tivesse sido reduzido a um mero herói coadjuvante e não tivesse mais a expressão e simbolismo que durante décadas ele carregara.


Nesse contexto precisava-se de uma saga que fosse de extrema importância, que chamasse a atenção do mercado editorial, algo que mechesse com o símbolo de uma forma nunca antes feita, então foi aí que em uma jogada de marketing mataram o superman.

Um vilão nunca antes visto, nomeado Apocalypse, surge de forma avassaladora no meio do território americano e segue para a costa Oeste, onde supostamente fica a cidade de Metrópolis incitado a fazer isso por um comercial de televisão em um supermercado. A Liga da Justiça entra em ação para deter o vilão, mas eles não dão conta e somente o superman seria capaz de tal façanha, mas o perigo era tão grande e superman tão heróico deu a sua vida para deter o monstro.

O mercado editorial de quadrinhos começou a fomentar o assunto antes mesmo da saga começar a circular, as especulações eram diversas e isso serviu para aquecer as vendas do título do Homem de Aço. Mas agora que o herói estava morto, ele precisava voltar.

Logo surgem quatro novos heróis querem ocupar o lugar no panteão ao qual pertencia ao superman, só que ele retorna sem poderes e mostra que é um herói por seu valor e não somente por seus feitos, enfrentando uma invasão alienígena e conseguindo seus poderes de volta.

Superman com um novo visual, agora com cabelos compridos volta a defender a Terra. Novos heróis surgem utilizando a insígnia do Homem de Aço: Superboy, um clone adolescente do superman e; Aço, um cientísta negro que veste uma armadura para combater o crime. As vendas retornam a um bom patamar e mais 2 novos títulos são lançados para esses novos heróis.

"The Death of Superman" é considerada a maior jogada de marketing de quadrinhos de todos os tempos. Seguindo o exemplo, outros heróis tiveram suas derrocadas e retornos, como: Batman, quando tem a coluna quebrada pelo vilão Bane, depois de ficar paralítico retorna de forma milagrosa; Laterna Verde, enlouquece e destrói todos os seus companheiros lanternas, torna-se um dos maiores vilões do universo Dc Comics, mas em um último ato heróico dá sua vida pelo planeta contra uma entidade cósmica que devora estrelas, retornando anos depois.

A morte não é um fato bom na vida real, mas matar personagens nos quadrinhos é comum na Marvel Comics em histórias dos X-men, e a DC também já aprendeu o quanto matar seus heróis vende em títulos por mês.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Dizem que quando alguém morre, vira santo..ou heroi, ou o bonzinho da historia!
Dai esta explicado a eficacia do episódio da morte do supermen. Adorei teu texto!

4:17 PM  
Blogger Médici said...

Sem contar a jogada de mkt! lembro até que o Jacó fez o tcc dele em cima do Mkt de Cristo ou algo assim...

5:21 PM  

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