Tuesday, December 26, 2006

O atraso é que é insuportável.


Vamos para para pensar um pouco, estou acompanhando uma série que chama Heroes na NBC americana, sempre as segundas feiras disponibilizada pela própria empresa em seu site www.nbc.com. Até aí tudo bem, se no início da madrugada de terça você puder começar o download do episódio, via Emule ou via Torrent, até então nada mais que normal. Em menos de 24h um grupo de pessoas não remuneradas dedicou seu tempo para traduzir, legendar e sincronizar a série; aí é que está o grande barato.

Enquanto isso parece ser tão simples, o que não o é necessariamente, as grandes corporações estão perdendo um filão.

Acredito que 50% dos fãs brasileiros de Lost já tiveram acesso a algum episódio da terceira temporada, metade deles deve ter assistido todo, enquanto a Globo nem se pronunciou sobre a exibição da segunda temporada, e o AXN só vai exibir a temporada em Março.

Os trâmites burocráticos de compra e venda de séries já não funciona como deveria, um novo modelo precisa ser pensado para que as séries cheguem em "tempo real" para seus expectadores. E isso não apenas na TV, mas nos Quadrinhos e até mesmo em Revistas Musicais como a Rolling Stones que a revista brasileira é um make up da argentina.

Não se tem mais tempo para esperar o que vai acontecer, além do que, o conteúdo está disponível ao alcance de um clique no computador ou pirata numa esquina. O que está na crista da onda do consumo, é pra ser consumido naquele momento, logo Lost não vai ser mais sensação, Heroes uma velharia, ou seja lá qual for série. Se ela não estiver disponível em tempo hábil, vai ficar fora; e como ninguém quer deixar de ser descolado, vai consumir de maneira ilegal do mesmo jeito.

Então, quem vai arcar com os prejuízos, os custos de produção das novas temporadas? Espero que as coisas não acabem ficando sem graça por que um grupo de analistas financeiros e gerentes de marketing ainda pensam de maneira antiga para seus novos negócios.

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